top of page
Buscar

"Análise: Fluminense vence com meio-campo dominante e renova esperanças para o futuro"

danielambio1

O Fluminense teve a melhor partida da temporada 2025 na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco pelo Campeonato Carioca, com gols de Thiago Silva e Cano. Muito da boa atuação passa pelo trio de meio-campo escalado por Mano Menezes


O técnico apostou em uma formação parecida com a que usou contra o Botafogo, com o trio Martinelli, Hércules e Arias no centro. A única diferença foi o lado direito, com Guga e Riquelme nos lugares de Samuel Xavier e Serna.


Se a formação foi parecida, o futebol foi bem diferente. Ainda que o começo tenha passado longe de ser o ideal. Logo no primeiro minuto, um erro de Thiago Santos pressionou Fuentes, que perdeu a bola no campo de defesa e cedeu o gol ao Vasco.


O Fluminense, que já entrou em campo pressionado pela 10ª colocação na Taça Guanabara, sentiu o golpe nos primeiros 25 minutos da partida. Não conseguia conectar grandes movimentações no ataque e produzia pouco mesmo tendo a bola pela maior parte do tempo.


Defensivamente, a atuação era muito boa, parte também pelo fato de que o Vasco se fechou após sair em vantagem. A estratégia de Carille era tentar subir a pressão para dificultar a saída de bola, forma como conseguiu o gol, mas não teve mais muito sucesso.


A primeira parada técnica deu a chance para Mano Menezes acertar o time. Hércules e Martinelli, que já vinham bem, começaram a dominar o meio-campo, roubando bolas, antecipando passes e iniciando rapidamente a construção.


Na frente, Arias parou de descer para buscar a bola e passou a circular de forma mais horizontal para dar alternativas aos jogadores de lado de campo. Além disso, atacava a linha de zaga vascaína com velocidade e qualidade em proteger a bola, características marcantes do jogo do colombiano.


Foi em uma dessas construções rápidas que saiu o primeiro gol. Martinelli cortou a linha de passe e lançou Arias nas costas da zaga. Lucas Oliveira fez a falta para impedir o gol. Na cobrança, o colombiano colocou a bola na cabeça de Thiago Silva para abrir o placar.


O gol consolidou de vez o bom desempenho tricolor e a virada não demorou. Fuentes soltou um balaço no rebote de uma bola dividida por Arias dentro da área, e Cano se jogou para desviar e tirar qualquer chance de defesa de Léo Jardim.


A volta para o segundo tempo mostrou um Fluminense ainda mais solto, especialmente com Riquelme Felipe pelo lado direito do ataque. O garoto, que foi titular pela primeira vez com a equipe principal, fez bom jogo sem precisar ser protagonista ou resolver.


Esse é o cenário ideal para um jovem de 17 anos saltando para o profissional sem passar pelo sub-20. Entrar em um time se encaixando, contribuir e assumir o protagonismo aos poucos. Foram pelo menos três bons lances para cima da marcação de Lucas Piton que geraram boas chances nos últimos 45 minutos.


O domínio da primeira etapa se repetiu na segunda. O Vasco pouco conseguiu ameaçar a defesa do Fluminense, com apenas uma boa finalização nos 45 minutos. Uma cabeçada de Hugo Moura para fora aos 14.


Ainda que seja necessário ponderar o péssimo desempenho vascaíno, especialmente dos jogadores de meio, a vitória com domínio é alento para os tricolores após partidas recentes. Especialmente contra o Botafogo.


Por outro lado, o sarrafo sobe consideravelmente para o próximo confronto. Sábado, às 16h30, contra o Flamengo no Maracanã. A vitória é necessária para seguir sonhando com vaga na semifinal do Carioca.


Mais do que resultados, nesse momento o que conforta os tricolores é ver um time dando sinais de evolução. Ainda é cedo para saber quão fortes são eles, porém é um primeiro passo do que esse time pode ser no futuro.



 
 
 

Comments


bottom of page